Seja Bem Vindo...

Somente Jesus é Rei...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

As vezes falamos demais!!!!!

                          

Você, assim como eu, já deve ter presenciado algumas discussões que pareciam não ter mais fim... Não é mesmo?
Aquele tipo de “conversa” que se estende por horas, onde um tenta ter argumentos superiores aos do outro... Ou apenas tenta impor sua opinião, achando por si mesmo, ser o “senhor da razão”.
Quantas vezes nós mesmos já não estivemos envolvidos em discussões como essa?... Quantas vezes, após parar e refletir, não veio em nossas mentes o seguinte pensamento: “Putz... Perdi uma grande oportunidade de manter-me calado!”... ”Eu não deveria ter falado aquilo...”
Palavras saem e ferem em fração de segundos!!
Foi seguindo essa linha de raciocínio que cheguei à conclusão, que um dos maiores ensinamentos que Cristo nos deu, não tem o valor merecido e tão pouco é exercitado por nós: O SILÊNCIO.
Reconheço que manter-se calado por muitas vezes nos parece impossível... Reconheço também, que controlar a língua e as palavras é o exercício mais difícil ao qual um ser humano tem que se impor.
Todavia, não posso deixar de reconhecer, que por muitas vezes o nosso silêncio pode ser a melhor resposta a se dar em um determinado momento... Que muitas das vezes, no calor da emoção, nossa boca pronuncia palavras torpes, direcionando sentimentos os quais nem sentimos realmente... Que impulsionados pela raiva, muitas das vezes “metralhamos” as pessoas com tiros de palavras mortais, que vão em sentido direto ao seu coração... E o pior é que muitas das vezes em que fazemos isso, estamos totalmente desprovidos de qualquer razão.
Ao observar as inúmeras vezes em que Jesus se calou, mediante a acusações e perguntas mal intencionadas, me perguntei o porquê dele fazer isso, já que tinha todos os motivos e razões extremamente convincentes e verdadeiras, para que aqueles mesmos que o acusavam passarem a acreditar nele e até mesmo livrá-lo da crucificação...
Por quê?... Como Jesus pôde por diversas vezes manter-se calado, em silêncio, passando sem dar opinião acerca de tantas coisas, se ele teria toda razão no que iria dizer?
Fiquei meditando nisso durante um bom tempo... Até que pude perceber, o maravilhoso ensinamento que o silêncio de Jesus transmite.
“Muito teria ainda a vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora”. Jesus sabia que até a verdade deixa de ser verdade quando falada de modo insensato e fora da hora. Tudo tem seu tempo determinado, até para falar o que a pessoa tem que ouvir...
Acredito ainda, que o “controlar a língua” deve dar lugar à capacidade de ouvir... E que ouvir é um modo de falar muita coisa, embora a maioria não creia nisso.
Não estou aqui sugerindo que fiquemos “mudos”. Penso apenas que devemos refletir e medir muito nossas palavras em qualquer situação, seja ela como for.

“Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.” Tiago 3:5
“A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.” Provérbios 15:4
“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” Provérbios 18:21
“A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína.” Provérbios 26:28
“Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.” Provérbios 31:26

Preciso dizer mais alguma coisa?
Nele, que se silencia nos meus erros,

God Bless ...

Ricardo Almeida
                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário